14 OUT 2015
"Neusa Joanini quer mais recursos para o setor de habitação de Nova Independência".

No último dia 24, a prefeita do município de Nova Independência, Neusa Joanini (PSDB), participou na cidade de Araçatuba, de encontro com o secretário da Habitação do Estado de São Paulo, Rodrigo Garcia. Em mãos, ao lado da vice-prefeita, Edileuza Cruz, a chefe do Executivo entregou pedidos de mais recursos para o setor habitacional de Nova Independência. O encontro ocorreu num salão de convenções de um grande hotel de Araçatuba. Além de Neusa, outros 42 prefeitos da região de Araçatuba participaram do evento.

Garcia esteve reunido individualmente com cada prefeito, mais cedo o secretário anunciou que 1.867 unidades habitacionais já estão programadas para 2016 na região de Araçatuba.

É a quarta reunião regional que a Secretaria da Habitação realiza no Estado de São Paulo, para informar as lideranças municipais, de uma forma objetiva e prática, as novas diretrizes da habitação para os próximos anos. Nesses encontros, o secretário Rodrigo tem demonstrado a linha de atuação do Governo Paulista no setor e quais as expectativas que cada um pode ter em relação às ações e operações do Estado.

O presidente da CDHU – Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano de São Paulo, Marcos Penido, também esteve presente. Em sua fala, ele lembrou que ninguém melhor que os prefeitos para saber das necessidades e angústias dos seus munícipes. “Por isso, hoje, o secretário Rodrigo Garcia trouxe todo o seu gabinete para que possamos trabalhar e auxiliar cada prefeito. Com isso pretendemos dar andamento nos projetos. Nossa função é escutar o que cada prefeito tem para nos falar para após uma análise do problema de cada município colocar em ordem todas as etapas dos empreendimentos habitacionais”, disse.

CIDADE LEGAL

O presidente do Comitê Estadual de Regularização Fundiária Cidade Legal, Renato Góes, falou dos investimentos do Governo do Estado na regularização. “Os moradores que residem em loteamentos considerados irregulares necessitam não só do Estado, como também das prefeituras. Merecem um título de propriedade para que tenham segurança jurídica, para resgatar a dignidade. Esse é o papel desse Programa. Já foram investidos, aproximadamente, R$ 13 milhões nessa região de Araçatuba. Mais de 120 declarações de conformidades foram emitidas beneficiando mais de 120 mil pessoas, só nesta região”, destacou.

MAIS RECURSOS

No encontro individual com Rodrigo Garcia, Neusa Joanini protocolou mais um projeto de Habitação para o município de 108 casas. A chefe do Executivo solicitou também mais de R$ 1.400,000,00 em convênios ‘Lotes Urbanizados’, para 128 unidades habitacionais. E quando ao programa ‘Cidade Legal’, Neusa e Edileuza protocolaram documento pedindo a agilização na entrega das escrituras dos terrenos do bairro ‘Cibalena’ que já está em processo desde o inicio da gestão atual.

Neusa solicitou ainda verbas para a compra de aquecedores solares para as casas do Conjunto G, das 104 em construção.