INICÍO OFICIAL DA CAMPANHA OUTUBRO ROSA!

Hoje inicia oficialmente Outubro Rosa. Estamos de braços abertos para acolher toda população com muito Carinho e Dedicação. Procure nossas UBS para fazer seu "Acompanhamento Rosa⚘⚘" o Prefeito Fernandinho Santana e a Secretária da Saúde Liamar Masselani fez questão de estar presente no início desta campanha.

O que é o Outubro Rosa?

O Outubro Rosa é uma campanha que busca conscientizar a população sobre a importância da prevenção e tratamento do câncer de mama - o tipo mais comum em mulheres.

Durante a campanha, as mulheres são incentivadas a fazer a mamografia e o autoexame, importantes para identificação de possíveis sinais do câncer de mama ainda em estágio inicial.

Além disso, a campanha amplia o acesso aos serviços de saúde, promovendo exames gratuitos ou com custos reduzidos durante todo o mês de outubro.

Onde começou o Outubro Rosa?

A campanha teve início nos Estados Unidos, através da união de vários Estados Americanos que promoviam ações voltadas ao combate do câncer de mama.
Após a aprovação do Congresso Americano, o mês de outubro passou a ser o mês nacional (nos EUA) da prevenção do câncer de mama.

Qual o significado da cor rosa do Outubro Rosa?

Na década de 90, a Fundação Susan G. Komen for the Cure distribuiu laços cor de rosa para os participante da Corrida Pela Cura - evento que buscava arrecadar fundos para pesquisas voltadas ao combate do câncer de mama -, em Nova Iorque.

Desde então, a cor rosa se tornou o principal símbolo da campanha, passando a ser projetada em vários monumentos mundo afora, a exemplo do Empire State, em Nova York, no ano de 2021.

Outubro Rosa no Brasil

primeiro ato relacionado ao Outubro Rosa no Brasil ocorreu no ano de 2002, quando o Obelisco do Ibirapuera, em São Paulo, ficou iluminado com a cor rosa.

O mesmo aconteceu em 2008, no Rio de Janeiro, quando luzes de cor rosa foram projetadas sobre a estátua do Cristo Redentor, um dos monumentos mais conhecidos do Brasil.

Fonte: Secretaria Municipal de Saúde
Autor: Secretaria Municipal de Saúde
Local: NOVA INDEPENDENCIA
03/10/2022
OUTUBRO ROSA
INICIO DA CAMPANHA OUTUBRO ROSA 2022.
Vídeos Vinculados
26/09/2022