24 FEV 2021
Prefeito de Dracena autoriza coleta de amostras para identificar se nova cepa do coronavírus circula no município

O prefeito de , André Kozan Lemos (PATRIOTA), afirmou nesta terça-feira (23) que autorizou a coleta de amostras para identificar se a variante brasileira do novo coronavírus, conhecida como P1, ou "variante de Manaus", já infectou algum morador do município. O G1 questionou o Poder Executivo nesta quarta-feira (24) se os materiais foram coletados, contudo, não houve resposta até o momento.

No pronunciamento em live em uma rede social, o prefeito respondeu a um morador, que questionou se a nova variante já estava circulando em Dracena. “A gente não tem comprovação científica disso ainda. Eu autorizei ontem [segunda-feira, dia 22] a coleta de amostras para mandar para exame. Eu não sei se foi possível fazer ontem porque ontem foi o caos. Vocês não imaginam o que a gente passou aqui e os profissionais passaram no Cemac [Centro Municipal de Atendimento à Covid-19]. Não sei se foi possível a coleta. Mas, se não foi, hoje [terça-feira, 23] ou amanhã [quarta-feira, 24] no máximo, está sendo feita a coleta para isso”, explicou Kozan.

Apesar de “não ter comprovação científica”, ele disse que os indícios mostram essa possibilidade. “Todos os indícios levam que a gente esteja já com essa cepa nova. Isso exige que a gente tenha redobrado os cuidados, principalmente os jovens, que andaram abusando, participando de festas clandestinas, nós tivemos o óbito de uma moça de 25 anos ontem, outra de 30 [anos] na semana passada, outra de 27. Todos os indícios levam que a gente esteja convivendo com a nova cepa. Além de tirar a vida de jovens, é um vírus que é mais rápido, evolui muito depressa. Quando a pessoa começa a ter falta de ar, ela já tem comprometimento pulmonar muito severo, e a gente não sabe qual vai ser o índice de sucesso do tratamento dessas pessoas”, frisou o chefe do Poder Executivo.

Na ocasião, ele ainda reforçou o apelo para que a população colabore para evitar a disseminação da Covid-19 na cidade. “Eu peço para que os jovens se cuidem, não participem de festas, que tomem todos os cuidados, usem máscara, uso de álcool em gel para evitar a contaminação. A gente fez o lockdown e o toque de recolher e não é porque o vírus tem hora para agir. É para diminuir e minimizar as oportunidades de contaminação. É necessário nós diminuirmos todas as oportunidades. Então, o lockdown no sábado e no domingo é para que você não vá visitar a vó, a sogra, a mãe. Eu estou repetindo isso exaustivamente. Eu preciso que haja entendimento disso”, salientou.

O Ministério da Saúde emitiu no dia 2 de fevereiro uma Nota Técnica para os estados e o Distrito Federal sobre a nova variante do SARS-CoV-2 identificada no Brasil.

O documento traz informações sobre as características da nova variante do Amazonas (VOC P.1), orientações e recomendações de medidas que devem ser adotadas e intensificadas pelas secretarias de saúde estaduais, a fim de monitorar e evitar a propagação da nova variante.

Link da matéria: https://g1.globo.com/sp/presidente-prudente-regiao/noticia/2021/02/24/prefeito-de-dracena-autoriza-coleta-de-amostras-para-identificar-se-nova-cepa-do-coronavirus-circula-no-municipio.ghtml

Versão do Sistema: 3.4.1 - 29/04/2024