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À Secretaria Municipal de Finanças e Planejamento compete a proposição e promoção das políticas tributária e financeira do Município de Nova Independência; promoção, programação, organização e avaliação das atividades relativas à administração tributária, bem como o estudo do comportamento da receita com vistas ao aperfeiçoamento da arrecadação municipal; promoção e acompanhamento da programação, organização e avaliação das atividades relativas ao planejamento econômico e financeiro do Município; administração e gestão dos fundos municipais, exceto do Fundo Municipal de Saúde, a cargo da Secretaria Municipal correspondente; administração da cobrança judicial e extrajudicial da dívida ativa do Município; elaboração de anteprojetos de Lei do Plano Plurianual, das Diretrizes Orçamentárias e do Orçamento Anual, em articulação com as demais Secretarias Municipais e demais Órgãos de Governo.
Parágrafo único. A Secretaria Municipal de Finanças e Planejamento compõe-se:
I – Gabinete da Secretaria
II- Departamento de Recursos Humanos;
III – Departamento de Compras e Almoxarifado;
IV – Departamento de Finanças;