17 NOV 2022
NOVEMBRO AZUL
Secretaria Municipal de Saúde realiza palestra do Novembro Azul, prevenção ao Câncer de Próstata.
A palestra foi idealizada com intuito de desmitificar o preconceito referente aos cuidados para com saúde do homem e contou com a presença do público masculino funcionários da Unidade Básica de Saúde Raclê Barreto, Agentes de Saúde, Equipe do NASF Andréia Lima, Estagiários, Secretária Municipal de Saúde Liamar Masselani, Dr. Marcos Geraldo Mantega que realizou a palestra, Diretora da Saúde Vanderleia Oliveira e o Prefeito Municipal Fernando Macchi Santana.

O mês de novembro incentiva um olhar mais cuidadoso sobre a saúde do homem, muitas vezes deixada de lado por fatores como falta de tempo e de informação, entre outros. No período há uma data especial: o Dia Mundial de Enfrentamento ao Câncer de Próstata, 17/11, criado para estimular reflexões sobre essa doença por meio de prevenção e diagnóstico precoce.

O que é o câncer de próstata?

Trata-se de um tumor que afeta a próstata, glândula localizada abaixo da bexiga e que envolve a uretra, canal que liga a bexiga ao orifício externo do pênis. O crescimento do tumor pode ser lento e assintomático, daí a preocupação com o rastreamento. Na maioria dos casos, a doença é diagnosticada no momento do rastreamento (exame de sangue) ou durante o exame de toque retal. Nesse momento, o médico pode sentir qualquer alteração na glândula, mesmo inicial e a chance de cura é altíssima.

Fatores de risco

Idade acima de 50 anos;

Histórico familiar da doença;

Fatores hormonais e ambientais (como dieta rica em gorduras e pobre em verduras, vegetais e frutas, sedentarismo e excesso de peso).

Tratamento

Depende do tamanho e da classificação do tumor, assim como da idade do paciente.  A remoção cirúrgica da glândula (prostatectomia), radioterapia, hormonioterapia e uso de medicamentos.

É importante salientar que o tratamento ainda em fase inicial evita que o tumor alcance os nervos responsáveis pela ereção. Desta forma, reduz-se drasticamente as chances de disfunções eréteis e impactos negativos na vida sexual da pessoa.

Valorizando a saúde do homem

Você sabia que muitas doenças poderiam ser evitadas se você procurasse mais os serviços de saúde?

Os homens apresentam mais riscos de contrair algumas doenças devido ao descuido com a sua saúde. Uma rotina com boa alimentação e exercícios físicos regulares pode fazer toda a diferença. A conversa também é uma forma importante de cuidar da saúde. Compartilhe informações sobre a prevenção contra doenças e sobre a adoção de hábitos saudáveis.

E lembre-se de cuidar da saúde de forma plena: física e mental.

Fique atento e siga estas recomendações!

• Homens sem história familiar ou fatores de risco devem começar a fazer os exames preventivos aos 50 anos;
  • Pessoas com familiares portadores de câncer de próstata diagnosticado antes dos 65 anos apresentam risco muito alto de desenvolver a doença; por isso, devem começar o acompanhamento médico e laboratorial entre 40 anos e 45 anos;
  • Homens com alterações na dosagem do PSA devem seguir a recomendação do médico assistente quanto a frequência adequada de acompanhamento;
  • Resultados de PSA e toque retal alterados são relativamente comuns, mas, para confirmação do diagnóstico é indispensável dar prosseguimento a uma avaliação médica detalhada e criteriosa;
  • Tenha uma alimentação balanceada com inclusão de alimentos naturais como frutas, verduras e legumes!
  • Pratique exercícios físicos regularmente! Ela é remédio para o corpo e para a mente
Fonte: Secretaria Municipal de Saúde
Autor: Secretaria Municipal de Saúde
Local: NOVA INDEPENDENCIA
17/11/2022
NOVEMBRO AZUL
Palestra do Novembro Azul UBS Raclê Barreto.