05 NOV 2015
"Nova Independência e SESI renovam parceira Programa ‘Atleta do Futuro’"

A Prefeitura de Nova Independência e o SESI/SP (Serviço Social da Indústria) renovaram a parceria no programa ‘Atleta do Futuro’. Esta semana a prefeita Neusa Joanini (PSDB) recebeu no gabinete dela membros da equipe do programa de Araçatuba. ‘As áreas educacionais e esportivas do município sempre terão o respaldo necessário com boas ações e para isso estamos renovando uma parceria que está dando certo’, disse a prefeita durante a visita. Neusa aproveitou a ocasião para agradecer a empresa Lomy Engenharua Eireli Construção Civil, madrinha do programa.

A prefeita lembra que o convênio tem seu vencimento no final deste ano, ‘mas já estamos renovando antecipadamente. Nossos atletas tem prioridade e temos que garantir isso’.

O desenvolvimento do referido Programa, na Regional de Araçatuba, tem como objetivo a iniciação esportiva e o desenvolvimento motor, cognitivo e social de jovens entre 6 e 17 anos, contribuído para a formação plena do cidadão.

Em Nova Independência, o programa foi implantado em maio de 2014 e hoje conta com 40 alunos inscritos. Durante o ano de 2015 o SESI disponibilizou capacitação aos educadores do município, realizou acompanhamento técnico com vistas ao cumprimento da metodologia, além de entregar 120 peças de uniformes entre shorts e camisetas, que foram utilizados no presente ano.

‘Aproveitamos a oportunidade para agradecermos pela valiosa parceria, pelo excelente trabalho que vem sendo realizado por esta prefeitura, o qual vem abrilhantando ainda mais o Programa SESI-SP Atleta do Futuro’, agradeceram a equipe do Sesi, coordenada pelo diretor do Sesi Araçatuba, Clóvis Cavenaghi Pereira.

Um relatório de desempenho e desenvolvimento foi apresentado durante a visita a Neusa Joanini. O documento mostra que este ano, até agora, foi desenvolvida atividade de Futsal. A modalidade contempla as fases de Muitiesportiva. Iniciação Pré esportiva, Esportes 1 para os gêneros feminino e masculino. As atividades são realizadas no Ginásio Municipal.

Atividades Eventuais: Foram realizados eventos com os pais, eventos esportivos, e participação no Festival de Futsal no CAT de Araçatuba.

Equipe Técnica: A equipe técnica é composta por uma professora: Somara, o qual participou da capacitação oferecida pelo SESI em fevereiro deste ano. A professora efetuou a entrega do piano de aula e lista de chamada em cumprimento a metodologia.

Discussão dos resultados qualitativos:

Dos resultados qualitativos é possível observar os reflexos positivos da implantação do programa na comunidade local, bem como para a equipe técnica. ‘Acreditamos que para 2016, com acompanhamento e orientação técnica mais refinada, possamos juntamente com a equipe local, aprimorar os elementos metodológicos, assim como aspectos qualitativos da aula e os três pilares do programa: atividades permanentes, temas transversais e presença da família’, citam representantes do SESI.

Com relação aos serviços disponibilizados pelo SESI, foram entregues 120 peças de uniformes entre shorts e camisetas diversos tamanhos, que estão sendo utilizados nas atividades do programa.

‘SESI-SP Atleta do Futuro é fundamental, e assim, esperamos que seja construído um trabalho consolidado e o cumprimento da metodologia seja pleno, de modo a proporcionar mais oportunidades aos jovens do município e possibilitar a formação plena de cidadãos. E então, os parceiros envolvidos, Prefeitura Municipal, Empresa Madrinha e Serviço Social da indústria, cumprem sua missão’, ressalta Clovis.