05 NOV 2015
"Nova Independência ranqueada entre as melhores cidades na área de educação"
Com a nota 5,1, o município de Nova Independência, administrado pela professora e prefeita, Neusa Joanini (PSDB), está ranqueado entre as 500 cidades com o melhor desempenho na área educacional. O município ocupa o posto de 457º lugar ganhando da cidade de Andradina (510º). O Brasil possui 5.570 municípios.

Tanto a prefeita Neusa, quanto secretários, assessores, professores, diretores e estudantes já estão comemorando a nota conquistada junto ao IOEB (Índices de Oportunidade da Educação Brasileira) .

O IOEB engloba todas as redes educacionais do município e contempla todas as crianças e adolescentes em idade escolar, incluindo também quem está fora da escola e não deveria estar. O IOEB pode variar de 0 a 10 e mostra a qualidade das oportunidades educacionais no município.

Nova Independência atingiu a mesma pontuação de São Paulo (5,1) e superou a média brasileira que mostra 4,5. ‘Temos muito o que comemorar. É mais um feito de uma administração austera, transparente e que busca melhorar a cada dia a nossa educação aplicada aos estudantes da rede municipal de ensino. Aproveito para agradecer toda a equipe educacional do município. O presente é nosso nesse ‘Dia dos Professores’, disse Neusa Joanini.

METODOLOGIA

O IOEB - Índice de Oportunidades Educacionais Brasileiras é um índice único para cada local (município, estado ou Distrito Federal), que engloba toda a educação básica - da educação infantil ao ensino médio, de todas as redes existentes no local -, bem como todos os moradores locais em idade escolar, e não apenas os que estão efetivamente na escola.

O IOEB é formado a partir da relação de um conjunto de fatores e seus respectivos pesos. Esses fatores estão divididos em dois grupos: insumos educacionais, ou seja, fatores essenciais para um bom resultado educacional e resultados educacionais, sejam eles de atendimento, de aprendizado ou de aproveitamento escolar.

Indicadores de resultado educacional: Ideb anos iniciais do ensino fundamental; Ideb anos finais do ensino fundamental; Taxa Líquida de Matrícula do ensino médio.

Indicadores de insumos e processos educacionais: Escolaridade dos professores; Número médio de horas aula/dia; Experiência dos diretores; Taxa de atendimento na educação infantil.

‘O Índice de Oportunidade de Educação Brasileira (IOEB) foi criado para mensurar a qualidade e eficiência da educação nos estados e municípios. Ao combinar os indicadores da educação (Prova Brasil, Ideb, taxa líquida de matrícula, por exemplo) com a avaliação da eficácia do desempenho das escolas nos estados e municípios, é possível contribuir para a melhoria dos mecanismos de accountability da educação básica e oferecer aos pais e alunos critérios objetivos para avaliar e selecionar escolas na sua cidade ou região que oferecem as melhores oportunidades educacionais para seus filhos. O propósito do IOEB é oferecer ferramentas que ajudem a empoderar o cidadão a fazer escolhas criteriosas e aumentem as formas de accountability dos governantes e dos gestores educacionais. Essas são medidas essenciais para contribuir com a melhoria da qualidade da educação no Brasil’, cita Neusa Joanini.