14 OUT 2015
"Estudantes de Nova Independência são alvos de ações nas áreas de saúde e educação".

As políticas de saúde e educação voltadas às crianças e adolescentes da educação pública brasileira se unem para promover saúde e educação integral. A articulação entre Escola e Rede básica de saúde é a base do Programa Saúde na Escola (PSE) é uma estratégia de integração da saúde e educação. Essa articulação está em pleno andamento por parte da Prefeitura de Nova Independência, através da Secretaria de Saúde.

Quem explica a parceria é Marcia Flora, titular da área de Saúde do município. Ela conta que ‘o PSE em 2015 deu início na creche ‘Sueli Jianoto Joanini’ realizando prevenção de pediculose com tratamento medicamentoso e fornecimento de shampoo específico para pediculose, avaliação nutricional, crescimento, desenvolvimento com pesagem e altura de todas as crianças, vacinação, com acompanhamento médico e nutricional’.

Nas escolas André Firmino do Amaral e Gildo Pereira para crianças e adolescentes com idade de 5 a 14 anos foram realizados a Campanha do MS de prevenção de Verminose com fornecimento de medicamento dose única e prevenção de Hanseníase com exame dermatológico. Todos os alunos foram realizados testes de acuidade visual, os alunos com alteração no exame dermatológico passaram por exame médico na escola e os alunos com alteração da acuidade visual foram encaminhados para o oftalmologista.

Na escola ‘Miguel Valota’ para crianças acima de cinco anos foi realizado prevenção de verminose, pediculose, hanseníase e avaliação nutricional, crescimento desenvolvimento com pesagem e altura em todas as crianças. Foram atendidas aproximadamente 600 crianças e adolescente.

Durante este período foram realizadas palestras sobre leishmaniose tegumentar para os alunos da escola ‘Gildo Pereira’. ‘Ainda para este ano está planejado palestra sobre DST, Prevenção de gravidez na adolescência para alunos e alunas acima de13 anos’, conta Márcia.

‘Contamos com a colaboração da Secretaria Municipal de Saúde e Secretaria da Educação, profissionais da ESF e de todos os profissionais da Educação que colaboram para a realização deste trabalho’, finaliza a titular da área de Saúde.