03 FEV 2023
SECRETARIAS
VIGILÂNCIA SANITÁRIA
SAÚDE DE NOVA INDEPENDÊNCIA POR DESEMPENHO NO PREVINE BRASIL
Nova Independência foi destaque por seu desempenho no Previne Brasil, programa do Ministério da Saúde. No terceiro quadrimestre de 2022, o município apresentou uma grande evolução no indicador sintético final (ISF), conquistando o 1º lugar entre as cidades da região dos lagos que abrange 11 município e 19º lugar a nível estadual dos 645 municípios do estado de São Paulo.
Criado em novembro de 2019 pelo Ministério da Saúde, o Programa é um novo modelo de financiamento e altera algumas formas de repasse das transferências para os municípios, que passam a ser distribuídas com base em três componentes: capitação ponderada, pagamento por desempenho e incentivo para ações estratégicas.
O Indicador Sintético Final (ISF), que soma o desempenho dos sete indicadores priorizados para aquele ano no Previne, indica a posição e a análise final sobre o serviço prestado à população pela Atenção Primária em Saúde (APS).
Os indicadores são: proporção de gestantes com pelo menos seis consultas de pré-natal realizadas; proporção de gestantes com realização de exames para sífilis e HIV; proporção de gestantes com atendimento odontológico; cobertura de exame citopatológico; percentual de pessoas hipertensas com pressão arterial aferida em cada semestre; percentual de diabéticos com solicitação de hemoglobina glicada; e cobertura vacinal de Poliomielite e de Pentavalente.
O Previne Brasil equilibra valores financeiros “per capita” referentes à população efetivamente cadastrada nas equipes de Saúde da Família (eSF) e de Atenção Primária (eAP), com o grau de desempenho assistencial das equipes.
Esta é uma conquista que estimula ainda mais a vontade desta administração em realizar novos investimento na área da saúde, proporcionando assim um melhor bem star para nossa população, uma vez que o prefeito Fernandinho Santana não vem medindo esforço em melhorar o atendimento da demanda do município.
No ano de 2022 os investimentos na saúde colaboraram para a conquista deste índice, uma vez que esta administração realizou a aquisição de inúmeros veículos, cirurgias de média e alta complexidade, aparelhos auditivos aquisição de medicamentos e principalmente atuou em trabalho preventivo pensando sempre no bem dos munícipes.

O Prefeito tem consciência que a muito ainda a ser feito na saúde municipal, esse índice indica que estamos no caminho certo, e que existe novos investimentos planejados, para que o nosso município ofereça um melhor atendimento.

É claro que todo esse resultado foi conquistado porque existe uma equipe dedicada trabalhando afinco. Enaltecemos a todos os funcionários e colaboradores que atuam na saúde municipal de Nova Independência, registrando aqui o agradecimento do Prefeito Fernandinho Santana que parabeniza toda equipe.

ADMINISTRAÇÃO 2021 - 2024 "CONSTRUINDO UMA NOVA HISTÓRIA"
Fonte: Ministério da Saúde
Autor: SECRETARIA GERAL